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A abertura de um novo negócio exige um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Segundo a Assessora Econômica da Fecomércio SP, Kelly Carvalho, é preciso realizar todo o processo de gerenciamento das finanças, que vai desde o planejamento até a análise de controle e gestão dos recursos.
“A gestão financeira é um tópico muito importante para as empresas, pois permite ao empreendedor administrar os recursos da melhor forma possível, cortando despesas desnecessárias, melhorando a gestão dos estoques e tendo maior previsibilidade nas receitas e investimentos”, exemplifica Kelly.
Além disso, estar informado sobre os negócios promissores é uma boa alternativa para que o empreendedor tome decisões de forma mais assertiva. Confira as seis áreas mais oportunas em 2022.
De acordo com o Sebrae, o setor de alimentação saudável cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela NutriNet Brasil, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), houve um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da Covid-19 em 2020.
Com isso, as vendas desses produtos atingiram R$ 100 bilhões no país em 2020, de acordo com a Euromonitor Internacional, representando a maior cifra para essa categoria de alimentos desde 2006, quando começou a ser monitorado pela consultoria.
Existem diversas empresas de sucesso que apostaram no segmento, desde restaurantes de rua até refeições coletivas, como a Premium (http://somospremium.com.br/), que faz a gestão de qualidade das mais de 40 mil refeições que são oferecidas diariamente aos colaboradores.
A empresa supervisiona os chefes de cozinha, faz o acompanhamento nutricional e ainda cuida da harmonização do ambiente para garantir que o colaborador se sinta acolhido e tenha ganhos no seu dia a dia.
A Premium foi criada em 1990 e é a única empresa com a certificação ISO 9015, que garante a qualidade nos serviços.
Um exemplo de empreendimento para quem considera entrar no mercado de alimentação saudável é a franquia. A Sucos S/A, por exemplo, é um modelo de negócios do tipo contêiner.
Há muitas vantagens ao optar pelo contêiner. O custo de instalação é 30% menor do que em alvenaria. A estrutura também fica pronta mais rápida, já que a entrega varia de 30 a 90 dias. Além disso, o apelo visual e ecológico desperta o interesse dos clientes.
Outro ponto é que por seguir um padrão, o modelo pode ser levado para outros lugares e replicado através do sistema de franquias, como ocorreu com a Sucos S/A.
O empreendimento começou em 2009, em um shopping de Araçatuba/SP e, aos poucos, expandiu para outras cidades, como Birigui/SP e até outros estados, como Contagem/MG.
Hoje, o cardápio conta com uma grande variedade de sucos, vitaminas, frapês, lanches naturais, açaí e salada.
O objetivo da empresa é oferecer alimentação saudável e gostosa, com ingredientes selecionados e sabor inigualável.
Inicialmente, os proprietários investiram R$ 150 mil e com um faturamento médio de R$ 70 mil e lucro de 20 a 30%, obtiveram o retorno financeiro em 30 meses.
Sucos s/a: https://sucossa.com.br/
Outro negócio promissor para 2022 é o mercado dos pets. No Brasil, existem mais de 140 milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães, 40 milhões são aves e quase 25 milhões de gatos.
Há ainda 19,4 milhões de peixes ornamentais e 2,4 milhões de outros animais, categoria que engloba desde pequenos mamíferos, como hamsters, coelhos e porquinhos da Índia, até répteis e anfíbios.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), apesar de já ser representativa, a quantidade de pets continua crescendo ao longo dos anos.
O número de cachorros cresceu 3,8% nos últimos seis anos, enquanto o de gatos se elevou em 8,1%. Destaque também para o crescimento de outros tipos de pets, como aves, com aumento de 0,5% e répteis e pequenos mamíferos, com 4%.
Esse incremento da população de pets tem impactos econômicos significativos. Balanço apresentado pelo Instituto Pet Brasil (IPB) mostrou que houve alta de 4,6% nas vendas de produtos voltados ao segmento pet em 2018.
O faturamento foi de R$ 34,4 bilhões, ante R$ 32,9 bilhões movimentados no ano anterior. A participação do setor representa 0,36% do PIB brasileiro e coloca o país no patamar de segundo maior mercado pet do planeta, suplantado apenas pelos Estados Unidos.
Metade dos gastos no segmento são com alimentação; em seguida, aparecem os criadores, com 12,1%, medicamentos, 11,8%, serviços gerais, 10,4%, veterinários, 10,3% e pet care 5,6%, que são as creches e hotéis para os animais.
Um exemplo de negócio promissor neste mercado é a Horizonte Pet Store. A loja virtual, que já acumula 50 mil visitas, vende todos os tipos de acessórios para animais.
A Horizonte Pet Store disponibiliza produtos para pássaros, cães, gatos, peixes, répteis e roedores.
Os itens atendem todas as necessidades, desde alimentação, medicamentos e produtos para higiene, até acessórios de luxo, como a estaca de canto para pássaros.
Já os donos que querem proporcionar mais segurança para os pets, podem adquirir bolsas ou caixas de transporte.
Além disso, a loja também traz opções para quem quer deixar o pet relaxado por meio de CDs e DVDs com sons da natureza.
Ou seja, uma infinidade de opções para proporcionar uma vida saudável e confortável aos animais.
Horizonte Pet Store: https://www.horizontepetstore.com.br/
O ato de presentear representa uma das manifestações comportamentais mais marcantes da cultura brasileira. Afinal, o presente simboliza a reafirmação de vínculos e o fortalecimento do relacionamento com parentes e amigos.
Geralmente, o varejo estimula ainda mais este comportamento promovendo o consumo nas datas comemorativas.
Não faltam ocasiões festivas ao longo do ano: Páscoa, Dia das Mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, dia dos professores, Natal, entre outros.
De acordo com o Sebrae, cerca de 10% das vendas mundiais de produtos são destinadas para apresentar alguém nessas datas. Somente no Natal, gastam-se US$ 145 bilhões em todo o mundo.
Normalmente, os artigos mais procurados são bichinhos de pelúcia, porta-retratos, bijuterias, arranjos de flores e, principalmente, artigos de decoração.
Contudo, cada vez mais pessoas buscam presentes criativos para surpreender amigos, parentes e namorados. Esse comportamento faz que a lembrança se torne única e personalizada.
A Zona Criativa é uma empresa de presentes que chama a atenção pela variedade de cores, formas e frases.
Fundada em 2008, a empresa tem o objetivo de produzir presentes com criatividade e qualidade que superem as expectativas dos clientes.
Conta com diversas opções para fãs de filmes e séries da DC, Marvel, Disney, Garfield, Mario, Sonic, Friends, Game Of Thrones, La Casa de Papel, Stranger Things e até Harry Potter.
Entre os produtos da loja estão camisetas, pantufas, canecas, bloco de anotações, cadernos, estojos e até objetos para casa como churrasqueiras, cofres, espelhos e luminárias.
Com itens originais, a empresa possui, hoje, o maior número de licenças no Brasil. A licença permite que o empresário utilize a marca de proprietários para a sua própria atividade, trâmite importante no combate à pirataria.
Apesar da Zona Criativa não ser uma franquia, a empresa trabalha no modelo de revendas (Faça o seu cadastro) (https://www.zonacriativa.com.br/querorevender) . Nesse caso, o pedido mínimo é de R$ 1.500,00.
O frete FOB, no qual a responsabilidade da loja termina no despacho das mercadorias, é utilizado para pedidos de R$ 1.500,00 à R$ 2.999,99.
Já o frete CIF, no qual a responsabilidade da loja vai até a entrega das mercadorias em seu destino, é para pedidos a partir de R$ 3.000,00 (CIF a ser consultado em cada região).
ZonaCriativa: https://www.zonacriativa.com.br/
O negócio de energia sustentável também se transformou em algo promissor no país e se destaca pelo progresso da sua expansão.
Atualmente, grande parte da energia utilizada no mundo requer o uso de combustíveis fósseis. Dessa forma, a emissão de gases tóxicos na atmosfera continua em alta, algo que contribui para o desenvolvimento do aquecimento global.
Para quebrar este ciclo de poluição, há uma enorme aposta em fontes de energia renováveis.
As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente o meio ambiente se comparadas às fontes convencionais de energia. Exemplos de fontes de energia renováveis são a luz do sol (energia solar), os ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondo motriz), o calor da terra (energia geotérmica) e a biomassa como combustível.
O Brasil tem um grande potencial energético sustentável que pode ser percebido ao analisar nosso cenário hidrográfico e solar.
O país é cercado de doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus rios principais: Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai e Uruguai. As demais são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso, são chamadas de bacias agrupadas.
Isso torna o país um potente gerador de energia através dos fluxos das massas de água, como em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e/ou em Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).
Além disso, as incidências dos raios de sol são intensas durante boa parte do ano. Por isso, a energia solar também se mostra como ótima alternativa na obtenção de eletricidade. Tanto é que é a que tem o maior potencial de crescimento.
Em 2020, o uso de energia solar cresceu 70%, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Além disso, segundo um estudo divulgado pela International Energy Agency (IEA) — Agência Nacional de Energia — a energia solar fotovoltaica está no caminho para se tornar a fonte energética número um do mundo até 2035.
Por isso, investir em franquias de energia sustentável é uma das melhores alternativas para quem quer empreender nesse mercado.
O Portal Solar é um bom exemplo de empreendimento voltado à energia sustentável.
A empresa, do grupo Votorantim, nasceu em 2014 e oferece produtos e serviços para o comércio da energia solar.
É responsável por oferecer serviços de energia solar, podendo variar desde a orientação de compra de um equipamento específico para as suas necessidades até o serviço de instalação de um sistema completo de energia solar para residências e empresas.
Além disso, trabalha com o modelo de franquia de energia solar com altas oportunidades de retorno em investimento e margens de lucro.
A média de investimento é de R$ 280 mil, incluindo os custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro, e o faturamento pode chegar a mais de R$ 1,5 milhão no primeiro ano.
A franquia será responsável pelo oferecimento de serviços como instalação, manutenção, dimensionamento de projetos, kits fotovoltaicos e tudo que remeta ao universo da energia solar, variando desde a orientação para aquisição de materiais específicos até as mais diversas necessidades do cliente.
Entre os benefícios estão a credibilidade da marca, o plano de negócios estruturado, acesso ao melhor treinamento do mercado, menores taxas do sistema de franquias e consultoria comercial de marketing, jurídica e de engenharia.
Portal Solar: https://www.portalsolar.com.br/
O setor de beleza e estética já acumula um crescimento de mais de 500% nos últimos cinco anos, de acordo com o Sebrae.
Além disso, a área movimenta bilhões de reais em seus diversos subsegmentos, gerando emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país.
Para se ter ideia, o Brasil é responsável por 49% do mercado de beleza e cuidados pessoais da América Latina.
O mercado é extremamente amplo e abrange áreas como:
No geral, entre os estabelecimentos que atuam nesse mercado estão clínicas de estética, salões de beleza, consultórios médicos, spas, academias, além de franquias especializadas em atendimentos estéticos específicos.
Um grande exemplo de sucesso no mercado da beleza é a Natalia Beauty. A proprietária era gerente de uma clínica estética em São José do Rio Preto/SP, mas resolveu empreender, especializou-se na área de micropigmentação e abriu o seu próprio negócio em 2017.
Aos poucos, começou a dar cursos da área. A metodologia de ensino tem uma filosofia exclusiva, chamada Flow Mind, que significa “deixar a mente fluir”.
A Natalia Beauty Academy propõe que os empresários comecem no curso de formação de Flow Brows Iniciante, evolua com a versão avançada e amplie os serviços com a micropigmentação lavial e paramédica.
A empresa já formou mais de 10 mil pessoas em cursos de micropigmentação de sobrancelha, lábios e paramédica, como reconstrução de aréolas, com técnicas nomeadas pela empresária. Atualmente, possui filiados na Argentina, Austrália, Suiça, China, Portugal e EUA.
No Instagram, são mais de 2 milhões de seguidores acompanhando fotos e vídeos de procedimentos e dicas da marca sobre como fazer os resultados durarem mais.
O investimento inicial é de R$ 300 mil, com o faturamento médio de R$ 150 mil e margem de lucro de 30% é possível obter retorno financeiro em 12 meses.
Natalia Beauty: https://nataliabeautyacademy.com/
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), franquias de bijuterias faturam cerca de R$ 600 milhões por ano.
Fazendo parte do segmento de moda, o negócio é um dos responsáveis pelo crescimento anual de 10,40% do ramo.
Para começar no segmento, é importante fazer uma pesquisa de público do modo mais detalhado possível, dedicando atenção à situação econômica, faixa etária e outros aspectos.
Outro ponto essencial na escolha de uma franquia é a possibilidade de investimento. Para se ter uma ideia, uma loja de 20 m² requer investimento de quase R$ 57 mil.
A estimativa do Sebrae compreende gastos como a reforma do local, compra de mobiliário e outras, mas ainda não considera a taxa de franquia e royalties. Afinal, esses últimos valores variam de acordo com a franqueadora.
A Gazin semijoias se destacou mesmo diante da pandemia ao crescer 93%. A marca nasceu em 2010 em Limeira/SP e vende peças banhadas a ouro 18k, 22k, 24k.
Em 2014, se tornou importadora e começou a fabricar produtos próprios fora do país. Hoje, vende linhas de marca própria por meio de revendas, lojas físicas e unidades multimarcas.
Ao longo de 2020, com o avanço da pandemia, o empreendedor resolveu remodelar o formato, que havia sido desenhado para franquias físicas, e decidiu transformá-las em micro franquias home based, para trabalhar em casa e atender ao novo momento do mercado. Com isso, acumula mais de 2 mil franquias e 50 mil revendedoras.
Além disso, criou uma espécie de programa de pontos para bonificar e estimular os franqueados pelas vendas. Para diferenciar a franquia das revendedoras, o empreendedor apostou em uma tabela de descontos progressivos, na qual a unidade franqueada sempre paga menos pelos produtos, de acordo com a quantidade adquirida.
O investimento inicial é de R$ 4 mil, com faturamento médio de 8 mil e lucro de 50%, o retorno financeiro pode ser obtido em dois meses.
Gazin: https://gazinsemijoias.com.br/
Outra empresa que se destaca no segmento é a Le Briju. Focada em construir sua presença nos shoppings, a Le Briju comercializa bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis, com o objetivo de agradar diversos públicos.
Por esse motivo, a franqueadora conta com mix de produtos diversificados, que vão desde anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas, lenços, chapéus e acessórios de cabelo.
A rede, que já está no mercado desde 2016, entrou na franchising em 2021 e, a partir de então, já é a responsável pela administração de dez unidades próprias.
A Le Briju tem um formato de franquia tradicional, voltada para shoppings e com uma metragem média de 35m². O investimento inicial na rede parte de R$ 390 mil, já incluso a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial.
O faturamento médio mensal é de R$ 90 mil mensais, com lucro de 15%. Assim, o retorno financeiro é obtido em 32 meses.
Le Briju: https://www.lebriju.com.br
Por fim, a pandemia de coronavírus incentivou o ensino a distância (EAD). Em 2020, pela primeira vez na história, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada.
É o que mostra o Censo de Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mesmo que a pandemia tenha contribuído para esse feito, a tendência já era observada mesmo antes da doença. Nos últimos dez anos, o índice de novos alunos de EAD aumentou 428,2%. Nas graduações presenciais, houve queda de 13,9% no mesmo período.
Os dados também apontam que pessoas que optam por estudar de forma online trabalham mais horas por dia do que os estudantes presenciais.
Por conta disso, o EaD é a saída ideal para que eles possam se qualificar. E, consequentemente, buscar uma posição melhor no mercado de trabalho.
Para essas e outras pessoas, o ensino a distância no Brasil é essencial. Entre os benefícios estão a produtividade, economia, praticidade e inclusão.
A Udemy, por exemplo, é uma plataforma EAD criada em 2010 para profissionais estudarem e ensinarem.
O conteúdo dos cursos é bem variado com cursos de auto-ajuda, teoria musical, cuidar de animais domésticos, programação (da básica à avançada), análise de dados, design, vendas e outros mais com intuito profissionalizante, alguns gratuitos e outros pagos.
Os cursos da Udemy, em sua maioria, oferecem certificados de conclusão.
As maneiras e ferramentas de ministrar aulas dependem exclusivamente do professor, por exemplo, pode-se publicar cursos com slides, vídeos, questionários, exercícios e até aulas ao vivo.
A plataforma também conta com um sistema de chat e comunidade para que os alunos possam interagir entre si e/ou com instrutores, seja para debater temas variados ou tirar dúvidas.
A plataforma reúne 150 mil aulas online feitas por 57 mil instrutores para 50 milhões de estudantes. São cursos online em 65 idiomas, com instrutores e alunos de mais de 190 países.
Udemy: https://www.udemy.com/
Outra instituição de ensino à distância que vem se destacando nos últimos tempos é a ComSchool.
Fundada em 2008, a instituição tornou- se referência em cursos de performance digital. Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Magalu com o propósito de transformar a vida de milhões de brasileiros.
Atualmente, oferece mais de 200 cursos de Marketing Digital, E-commerce, Redes Sociais e Comportamentos na Era Digital.
Os Certificados ComSchool são reconhecidos, carimbados e assinados por uma instituição de peso internacional: a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm. Nada menos que a terceira maior organização no mundo, sem fins lucrativos e com foco em digital.
Além disso, os certificados dão direito a usar os selos profissionais, em sites, redes sociais, blogs e cartões de visitas.
ComScool: https://www.comschool.com.br/